terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Os Jovens na Sociedade Contemporânea



“ A juventude está perdida!” “ O que será do mundo no futuro, com jovens como estes?”


"É comum ouvir frases como estas, a pessoas de meia-idade e idosos; consideram-se portadores da verdade e da razão. Eu tenho para mim que quem assim fala está enganado! Os jovens de hoje tal como os jovens de outrora são pessoas tão boas e tão capazes como qualquer outras! O problema é que ser jovem hoje é mais difícil do que o era antigamente! Os jovens de hoje são constantemente bombardeados com informação, boa e má, correcta e incorrecta, útil e inútil, pelos meios de comunicação, a uma velocidade vertiginosa nunca antes vista! O que faz com que tenham uma maior dificuldade em arrumar toda essa informação nas suas jovens e sonhadoras cabeças! Se os jovens de hoje são irresponsáveis e com a falta de valores morais e de convivência a culpa não é inteiramente deles!! Seus educadores em particolar, a sociedade de um modo geral são muitas vezes culpados!!! São os pais, pelos valores morais e de convivência transmitidos, pelo exemplo herdado que formam a percepção de coexistência em sociedade! A sociedade através da escola, associações desportivas e culturais, Igreja etc, têm um papel importante na formação tanto intelectual como mural! Se os jovens são maus é porque todos nós estamos a falhar! Os jovens são o espelho da nossa sociedade! Quase tudo o que são devem-no aos pais, à sociedade em que crescem!"

4 comentários:

  1. Olá Carmem..

    Foi com agrado que li estas palavras! Penso que tem toda a razão. Por vezes os jovens são mal comprrendidos, o que faz com que as outras pessoas fiquem com uma ideia errada das suas realidades. No fundo, todos passamos por esta idade, e devemos preservar o gosto que sorrir nos pode causar.
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Pois é... Muitos se esquecem que a Juventude é o FUTURO...
    Agem como se fossemos uns totos que não sabem nada da vida.. Podemos saber pouco mas de certo que sabemos muito mais do que qualquer um imagina...

    ResponderEliminar
  3. Carmen :)
    Como prometido, estou aqui para deixar um pequeno comentário sobre o seu texto. Deixa-me muito feliz que a Carmen (que é jovem em espírito) sinta que a juventude de agora não está perdida nem é incapaz de fazer coisas bonitas pelo mundo.

    Cansa-me muito (porque é frequente) ouvir recadinhos dos mais velhos sobre como a juventude é insolente, preguiçosa e sem objectivos, sem educação. Revolta-me porque sei que não é verdade, mas precisamente porque não é verdade, abstenho-me de responder a quem pensa isso de nós, jovens. A melhor resposta que podemos dar é FAZENDO alguma coisa de bom pelos outros e pelo mundo. Se não for agora, será mais tarde, quando a responsabilidade sobre nós for maior.

    Carmen, continue a acreditar em nós! :)
    Beijinhos,
    Didi

    ResponderEliminar