sexta-feira, 8 de abril de 2011

Amor pelos idosos


"Tenho visto muitas formas diferentes de tratamento aos idosos. Vejo filhos zelosos, que cuidam de seus pais com carinho e respeito, filhos que abandonam seus pais em asilos e outras instituições semelhantes, sem sequer visitá-los, filhos que fazem de tudo para melhorar a qualidade de vida de seus pais e filhos que só sabem reclamar de seus genitores e que não vêem a hora de livrar-se deles.

Sei que grande parte do cuidado dispensado ao idoso é fruto da educação dada ao filho, pois acredito que é de pequeno que se passa a maioria dos valores que um indivíduo carrega pela sua vida. Não que filhos bem educados não possam vir a se tornarem adultos ingratos, mas a regra costuma ser: ensinar o respeito hoje, para colhê-lo amanhã.
Vejo que há pais que fazem tudo que seus filhos exigem, pois os adultos sequer ensinam seus pequenos a pedir com educação. E se hoje as crianças são criadas mimadas, achando que o mundo deve servi-los apenas, quando seus pais se tornarem idosos serão vistos como um estorvo, pois estarão na fase de precisar de cuidados ao invés de serem os cuidadores.
Acho que se a célula familiar não cumpre sua função educadora, é mais difícil passar o conteúdo através da escola ou de campanhas do governo, pois o exemplo de casa é sempre muito marcante no desenvolvimento da criança. Acredito que uma forma de minimizar o problema seria se o governo incentivasse os pais a ensinarem seus filhos, seja fazendo palestras à comunidade ou distribuindo cartilhas. Se os pais fossem conscientizados, talvez percebessem que estão semeando hoje o filho omisso de amanhã.

Não adianta só dizer que o idoso merece respeito.
É preciso mais do que isso.
É preciso amor!"

Sem comentários:

Enviar um comentário