quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Nossa Senhora da Conceição

Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Reino.



Nas cortes celebradas em Lisboa no ano de 1646, declarou el-rei D. João IV que tomava a Virgem Nossa Senhora da Conceição por padroeira do Reino de Portugal, prometendo-lhe em seu nome, e dos seus sucessores, o tributo anual de 50 cruzados de ouro.


O dogma da Imaculada Conceição foi definido pelo papa Pio IX em 8 de dezembro de 1854, pela bula Ineffabilis. A instituição da ordem militar de Nossa Senhora da Conceição por D. João VI sintetiza o culto que em Portugal sempre teve essa crença antes de ser dogma.

Em 8 de dezembro de 1904, lançou-se em Lisboa solenemente a primeira pedra para um monumento comemorativo do cinqüentenário da definição do dogma. Ao ato, a que assistiram as pessoas reais, patriarca e autoridades, estiveram também representadas muitas irmandades de Nossa Senhora da Conceição, de Lisboa e do país, sendo a mais antiga a da atual freguesia dos Anjos, que foi instituída em 1589.

SEMPRE VIVI O DIA 8 DE DEZEMBRO COM INTENSIDADE, POIS A MADRINHA DO MEU AVÔ PATERNO ERA A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. O MEU AVÔ FAZIA QUESTÃO DE SER UM DIA MUITO ESPECIAL (APESAR DO MEU AVÔ NÃO FREQUENTAR MUITO A IGREJA, NESSE DIA ERA DIFERENTE). HÁ ANOS ATRÁS NESTE DIA ERA COMEMORADO O DIA DA MÃE. DEUS PRESENTEOU-ME EM SER AVÓ PELA PRIMEIRA VEZ DE UMA LINDA MENINA COM O NOME DE MARIA MADALENA. NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO COLOCA-NOS NO TEU COLO JUNTO DO PAI. AMEM.

Sem comentários:

Enviar um comentário